5 vantagens da energia solar para sua casa

Tempo de leitura: 4 minutos

Gerar a própria energia tem se tornado o sonho de muitos brasileiros, os aumentos na cobrança somados aos sistemas deficientes, obrigam o consumidor a buscar alternativas.

A energia solar tem se tornado uma opção, governos estão estimulando o uso de eletricidade limpa produzindo créditos e facilitando a compra de painéis fotovoltaicos.

O custo para aquisição tem se tornado menor, e a geração de créditos torna o investimento uma boa opção para aqueles que buscam independência energética.

Veja a seguir, as cinco vantagens de ter energia solar na sua casa! acompanhe:

Economia:

A energia que abastece as residências brasileiras vem prioritariamente de hidrelétricas. Se tratando de um recurso escasso sofre variações da própria natureza. Essas intempéries acabam oscilando o preço, o resultado disso foi um aumento de tarifa em torno de 60% nos três últimos anos. E a tendência é que os preços continuem a subir.

A energia solar não está sujeita aos mesmo fatores, produzindo energia quase todo o tempo, com exceção da noite, ela pode armazenar e distribuir uma quantidade fixa sempre. Diferente do que a opinião popular acredita, a energia solar é produzida por radiação, então, mesmo em dias nublados, a produção pode continuar funcionando.

A economia já pode ser sentida no primeiro mês após a instalação, com reduções de custo que variam de 50% até 100% dependendo do investimento inicial. Os painéis possuem vida útil de mais de 25 anos e exigem pouca manutenção, que se resume a uma limpeza periódica, tornando esse investimento ainda mais atraente.

A economia se dá em outras áreas também, em algumas localidades, o governo oferece descontos gradativos no IPTU para residências que possuam energia fotovoltaica.

Valorização:

A energia solar traz vários tipos de valorização, como por exemplo, do imóvel. O mercado imobiliário valoriza casas que possuem sistemas fotovoltaicos em até 20%.

Outro tipo de valorização é a de créditos, redes que ainda são dependentes do sistema externo, podem gerar excedentes de energia que serão compensados na fatura. Esse sistema é comum no Brasil, principalmente em pequenos geradores de energia como casas e negócios.

Um sistema compartilhado de geração de energia, pode alimentar condomínios e pequenos negócios vizinhos, reduzindo os custos significativamente e valorizando toda a área abrangida.

Facilidade:

Uma grande vantagem dos sistemas fotovoltaicos é que eles são fáceis de instalar. A rede elétrica existente na residência pode ser utilizada, e se for necessário, as placas podem servir de complemento ao sistema externo de energia.

Os painéis devem ser colocados num lugar com alta incidência solar, telhados e estruturas pré-existentes podem ser utilizados com pouca mudança. A quantidade de painéis irá depender do espaço disponível e da necessidade de cada residência.

A manutenção se resume a uma limpeza semestral, para tirar poeira ou sujeiras que afetam a eficiência da célula fotovoltaica. O sistema não gera ruído algum, e tampouco resíduos, sendo completamente autônomo depois de instalado.

Independência:

A independência energética é uma vantagem que soma todas as outras. Não estar sujeito às tarifas abusivas é possuir mais liberdade e controle sobre sua vida financeira.

Com o aumento das tarifas abusivas, tornou-se comum que as famílias busquem reduzir cada vez mais, a quantidade de energia elétrica gasta. Isso impacta diretamente a rotina, pois, abrir mão de alguns confortos (como ar condicionado) para reduzir gastos no final do mês, fez-se necessário.

Ter um sistema independente traz uma melhora na qualidade de vida. Sem a inquietação de um aumento no final do mês, as famílias podem usufruir do conforto desejado sem maiores preocupações.

Investimento:

Com o aumento das tarifas mensais, a energia solar tem se tornado um investimento cada vez mais viável. O aumento dos preços faz com que o gasto inicial retorne cada vez mais rápido, e de maneira segura.

Nosso simulador pode ajudá-lo com uma estimativa do investimento inicial necessário.

A energia solar é um investimento a longo prazo com retorno garantido. O tempo para recuperar o gasto inicial varia da quantidade de energia gasta, mas como já dito, o aumento dos preços tem feito com que esse retorno seja cada vez mais rápido.

Se comparar a energia solar com outros investimentos, como guardar o dinheiro no tesouro direto, a rentabilidade das fontes renováveis é maior. Vale lembrar que depois de recuperar o aporte inicial, você pode reinvestir essa economia para mais painéis, até gerar energia excedente. Passando assim, a gerar lucro.

Se está interessado ou possui mais dúvidas, entre em contato conosco ou peça seu orçamento aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *