Energia Fotovoltaica: Vantagens e desvantagens

Já mostramos em outro artigo como funciona a energia fotovoltaica , certo? Mas ainda sim existe muitos tabus e falta de informação de qualidade e conscientização sobre o tema, por isso resolvemos trazer esse guia de energia fotovoltaica vantagens e desvantagens para você leitor. Vamos lá?

Investimento

Ok, pelo pouco que você deve conhecer sobre o assunto pode pensar que o investimento nesse sistema fotovoltaico deva ser bem superior, certo? Mas já pensou que você fará uma economia de até 95%? A partir do momento que fizer a instalação do sistema ele já começa a fazer a captação e transformação da energia e começa a substituição em sua residência ou empresa. Em poucos meses conforme seu consumo, já sentirá a diferença no bolso. Imagine nunca mais pagar conta de luz?

Além do que existe outras formas para que possa usufruir desse recurso, hoje o mercado disponibiliza financiamentos subsidiados ou mesmo linhas de crédito especiais para essa energia fotovoltaica. Com o tempo você verá a economia.

Geração de Energia

Outra dúvida que deve assolar sua mente, seria sobre a geração de energia fotovoltaica na parte da noite, não é? Pois bem, ela realmente não ocorre já que precisamos da luz do Sol para o mesmo.  Então em épocas de chuvas ou tempestades, o acúmulo de energia será menor.

Mas, existe outras duas soluções. A primeira é bem interessante que é a forma de um banco de baterias, que servem para acumular a energia sobressalente durante o dia e deixando como reserva para a noite. Uma forma bem simples de lidar, mas em alguns aspectos gera um investimento um pouco maior.

Para atender essa demanda, vem a segunda opção. Existem dois tipos de sistema de energia fotovoltaica aquela que é conectada na rede elétrica da prestadora da sua localidade e que não é conectada. Quando usamos baterias, usamos a rede não conectada. Quando não temos a opção de baterias, usamos a rede conectada. Ela funciona de uma forma bem simples.

Toda a energia gerada durante o dia que não for utilizada é emprestada para a empresa de distribuição de energia elétrica da sua cidade, assim a noite quando você precisa dessa mesma energia pode usar da concessionária que a viabilizará como uma espécie de crédito de energia em sua conta. Em ambas as formas você sai ganhando com essa nova fonte.

Sem ruído ou poluição.

Além de você estar ciente que está usando uma energia renovável, ainda terá a certeza de que não terá problemas com ruído ou emitirá qualquer tipo de poluição no meio ambiente. Num momento que vivemos tão assustadoramente sobre a poluição de forma geral, a energia fotovoltaica vem para somar.

Manutenção é muito baixa, necessária de forma corretiva ou preventiva a cada 06 meses no máximo isso se os módulos que fazem parte do sistema e ficam expostos estiverem muito sujos, e os próprios módulos são capazes de produzir energia por até 12 horas sem parar.

sistema fotovoltaico mesmo dura aproximadamente 25 anos, viu por que é um excelente investimento? Reduzir 95% da sua energia elétrica por mais de 02 décadas realmente vale muito a pena.

Gostou do nosso artigo? Espero que tenha desmitificando alguns tabus que ainda existem em relação a energia fotovoltaica e que você possa entender melhor esse benefício. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo e deixar sua opinião nos comentários.

Metadescription: Ainda com dúvidas? Por isso resolvemos trazer esse guia de energia fotovoltaica vantagens e desvantagens , para você entender melhor essa fonte.