Energia solar funciona à noite?

Tempo de leitura: 2 minutos

É comum existir a seguinte dúvida: Energia solar é feita de luz ou de calor? A primeira hipótese é que é a correta. Por conta disso, durante a noite, com a ausência dos raios solares, não existe captação da fonte energia.

Apesar de não produzir em período noturno, ainda é necessário esclarecer uma segunda dúvida comum: dá para usar energia solar durante a noite?

A resposta é sim. A energia solar é produzida pelo sistema fotovoltaico durante o dia e o excesso dela vai para a rede da distribuidora, se convertendo em créditos de energia que vão poder ser usados para abater sua tarifa ou fornecer disponibilidade de consumo durante a noite.

E em dias nublados?

Se há incidência de luz, há produtividade, mas no caso de céu nublado e chuva, há ressalvas. As nuvens dificultam a passagem dos raios solares, fazendo com que eles penetrem até a superfície com menor intensidade, e portanto, com perdas para a captação do sistema solar.

Bateria solar ou usar os créditos da concessionária?

Se você procura uma alternativa para armazenar energia que não seja pela rede, talvez já tenha ouvido falar em sistemas isolados (off-Grid). Nesse modelo sua única fonte de energia disponível será a solar fotovoltaica, sendo necessário que o gerador tenha um banco de baterias conectado ao sistema, para que nele se armazene toda a energia que será utilizada de noite.

Se você quer ter um sistema mais completo, talvez seja o momento de considerar o sistema fotovoltaico híbrido. Basicamente aqui você reúne o que há de melhor nos dois sistemas tendo disponível a rede de distribuição, a geração fotovoltaica e o abastecimento por baterias.

Essas opções podem dar maior autossuficiência energética ao consumidor. Dessa maneira, durante a noite ou em dias chuvosos, o sistema de geração terá maior capacidade de suprir o déficit do fornecimento de energia para algumas cargas, por meio das baterias.

No entanto, também é preciso considerar o custo benefício das baterias solares. O mercado disponibiliza hoje três tipos de baterias: de chumbo-ácido, de níquel-cádmio e de Íons de Lítio. Essas peças possuem um preço altíssimo e uma vida útil abaixo da que é proporcionada pelo sistema.

Vale à pena instalar bateria solar?

Ao considerar todos os fatores, existem aplicações em que a instalação pode ser um bom investimento. É o caso de estabelecimentos que não podem parar, serviços essenciais que são muito dependentes de energia, fábricas e outras aplicações de grande porte. Para uso residencial dificilmente irá valer á pena, a menos que o investimento não seja um problema e a autossuficiência seja extremamente importante para você.

Esse conteúdo ajudou você? Esperamos que sim! A Bom Tempo Solar é uma empresa especializada em energia solar fotovoltaica em Sorocaba, SP, capaz de dar todo o suporte que você precisa e merece, sendo a empresa de instalação de painéis solares da sua confiança. Entre em contato conosco!