Energia solar vs Energia convencional

Tempo de leitura: 4 minutos

A principal matriz energética brasileira é a hidrelétrica, que também é considerada uma fonte de energia renovável. Mas será que ela possui todas as vantagens de uma energia limpa?

Energias renováveis buscam ter o maior rendimento possível, causando o mínimo de impacto ambiental. O Brasil com seu grande potencial solar, pode criar um grande aliado para a matriz energética nacional.

Veja aqui as diferenças entre a energia convencional hidrelétrica, e a nova matriz solar:

Como funcionam?

Energia hidrelétrica: A energia hidrelétrica utiliza uma grande “queda d’água” para movimentar turbinas, gerando energia elétrica.

Energia solar: A energia solar pode ser divida em duas funções:

  • Fotovoltaica: Transforma a radiação solar em energia elétrica;
  • Heliotérmica:  Utiliza o calor solar para aquecer água e derivados.

Dados revelam que em 2018 as energias renováveis já ocupavam 10% de toda produção global, sendo a energia solar a que crescia mais rapidamente.

Vantagens e desvantagens:

Energia Hidrelétrica:

Vantagens:

  • Com uma tecnologia altamente difundida, principalmente no Brasil, a energia hidrelétrica possui um custo vantajoso para produção em larga escala.
  • Utilizando a água como combustível, não emite CO2 ou libera gases tóxicos na água.

Desvantagens:

  • As usinas hidrelétricas demandam uma grande área para instalação, muitas vezes precisando inundar locais, realocar pessoas, e até animais, para seu funcionamento.
  • A vegetação submersa libera metano, a vida aquática é prejudicada e está altamente sujeita às variações climáticas de chuva.

Energia Solar:

Vantagens:

  • O sol é uma fonte inesgotável de energia, e utilizando sua radiação, a energia fotovoltaica está pouco sujeita às variações de clima.
  • Ela pode ser instalada em locais remotos, não necessitando de complexos transformadores e linhas de transmissão, ajudando comunidades isoladas.
  • Ela ocupa pouco espaço, embora os painéis sejam grandes, é muito menor do que uma usina geradora de energia.
  • Não emite nenhum poluente ou tipo de gás danoso ao ambiente
  • A necessidade de manutenção é baixa, e o tempo de vida dos sistemas é alto.
  • Não está sujeito a aumento de tarifas causadas pelo governo.
  • O investimento se paga a longo prazo.
  • Pode utilizar os sistemas já existentes.

Desvantagens:

  • Custo inicial elevado, com uma tecnologia nova, os preços dos sistemas ainda são caros.
  • Produção variável, na parte da noite a produção cessa.
  • Rendimento menor que nas usinas.

Energia Solar Vs. Hidrelétrica:

O impacto ambiental e social da energia solar é muito mais positivo do que os impactos causados pela energia hidrelétrica. Os sistemas renováveis podem sacrificar um pouco de autonomia para trazer vantagens de outras maneiras.

Mas não necessariamente as energias precisam competir, elas podem se complementar. Então, por que não utilizar o melhor de cada um?

Energia Solar E Hidrelétrica:

A transição de residências e empresas para energia solar não precisa ser feita de maneira abrupta. Tem se tornado cada vez mais comum, utilizar os sistemas fotovoltaicos para alimentar os utensílios e ferramentas que gastam mais energia, isto é, aqueles com as maiores potências.

Instalar um sistema dedicado ao que consome mais, pode ser uma maneira eficiente de economizar energia, e já começar a investir no futuro. Chuveiros e sistemas de aquecimento, podem contar com a energia heliotérmica. 

A transição mais comum conta com os sistemas on-grid, que dedicam parte da casa para energia solar, e o complemento é oferecido pelo sistema externo. Em meses que a produção exceder o uso, a energia gerada pelos painéis solares pode até ser convertida em créditos pelas companhias energéticas.

Elas são complementares, até os mesmos sistemas podem ser utilizados com pequenas modificações, por isso, não é necessário escolher só uma.

Conclusão:

Embora não seja necessário escolher apenas uma, é importante manter o foco no futuro. Com o preço das energias convencionais subindo, o investimento em energia solar se paga em alguns anos, por esse motivo, países e fábricas no mundo todo já optam pela energia solar.

Manter-se antenado no futuro é o primeiro passo para um bom investimento. E não se limitando a grandes empresas ou países emergentes, a energia solar residencial passa a ser cada dia mais viável.

Mantenha-se antenado nas novidades acessando nosso blog, assim, você poderá tomar as melhores decisões em relação a energia solar. Se precisa de orçamentos ou quer saber mais, visite nosso site ou entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *