O que são e como funcionam os Créditos de Energia Solar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste artigo você irá saber o que são os créditos de energia solar fotovoltaica, como eles funcionam e como podem reduzir sua conta de luz!

Em resumo, crédito de energia é uma unidade do sistema de compensação criado pela ANEEL por meio da resolução 482, com intuito de possibilitar que o consumidor que gera energia solar fotovoltaica possa fazer uma troca vantajosa com a rede elétrica de sua região. A finalidade dessa regulamentação é a de difundir essa modalidade energética que provém de uma fonte renovável e ambientalmente sustentável. Nesse sistema, os créditos de energia solar funcionam como uma moeda de troca no sistema fotovoltaico, em forma de energia (kWh).

O sistema fotovoltaico produz energia durante o dia e na parte da noite ainda é possível consumi-la estando conectado a rede. Isso é possível porque toda a energia que se acumula durante o dia no período de geração e não é consumida instantaneamente, fica registrada pelo medidor bidirecional da concessionária de energia. Em miúdos, essa energia solar que sobra vai em forma elétrica para a rede da concessionária, e esta, por sua vez, paga o consumidor com os créditos de energia.

Dessa forma, o valor kWh excedente da relação de produção e consumo do sistema fotovoltaico convertido em crédito de energia pode ser utilizado de noite, por exemplo, quando o imóvel ainda consome energia mas não há irradiação.

Leia também: Em quanto tempo você recupera o seu investimento em energia solar?

Como reduzir o preço da conta de luz com crédito de energia solar?

Sim, é possível ter um grande desconto em sua fatura. No fim do mês, o excedente de energia “emprestada” para a distribuidora terá seu valor energético (kWh) convertido em seu preço em dinheiro (R$), para que se efetive assim, o desconto. Esse saldo estará disponível para utilização do consumidor, sempre que ele quiser, dentro de um prazo de 60 meses de validade a contar do dia em que a energia foi gerada.

Então é possível, por exemplo, o consumidor aplicar seu crédito mensalmente ou guardá-los por alguns meses ou até anos para poder acioná-los quando houver algum aumento de consumo em sua propriedade, muitos dias nublados em determinado período ou uma mudança brusca da bandeira tarifária.

Diante de situações como essas, o crédito de energia, por ser uma grandeza de matriz energética e não monetária, também pode ser uma válvula de escape para as altas da conta de luz. O consumidor tem a liberdade de escolha para fazer seu uso da forma que achar mais conveniente e econômica.

O que é autoconsumo remoto?

O autoconsumo remoto permite que os créditos de energia de um imóvel sejam compensados na conta de luz de outro imóvel. Para fazer uso dessa modalidade é preciso que ambas as propriedades sejam fornecidas pela mesma distribuidora e tenham o mesmo titular (CPF ou CNPJ).

Gostou de conhecer as vantagens de se obter créditos de energia solar na fatura de energia elétrica? A instalação de painéis fotovoltaicos é um investimento de grande retorno financeiro para você resolver o problema da conta de luz alta.

Faça uma simulação para ver quanto você pode economizar de acordo com sua região e concessionária ou solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *