Saiba se a sua empresa está pronta para migrar para Energia Solar

Tempo de leitura: 3 minutos

Separamos um checklist essencial com quatro perguntas que você deve se fazer para antes de investir em energia solar fotovoltaica. Acabe de vez com suas dúvidas e pense se a energia solar realmente é o melhor investimento para sua empresa.

– Você possui ou aluga a propriedade?

A primeira pergunta que você se fez e ainda deve estar se fazendo enquanto lê esse artigo é: investir em energia solar vale à pena? Para valer a pena de verdade, o mais aconselhável é investir em painel solar fotovoltaico quando a propriedade em questão estiver no nome do seu CPF/CNPJ.

Ao investir em imóvel alugado, sua empresa pode ter benefícios financeiros a médio e longo prazo, no entanto, ela poderá não usufruir 100% de seu investimento caso precise se mudar para outra localidade ou queira vender sua empresa, perdendo assim, o valor agregado da instalação de energia solar ao preço de mercado do imóvel.

– Onde o sistema estará localizado?

Para ter o maior rendimento de um painel solar fotovoltaico, é recomendável que a instalação seja feita no telhado, onde o sistema estará exposto ao sol com maior facilidade e eficiência. No entanto, existem telhados que são inadequados para a instalação do sistema fotovoltaico, sendo recomendável uma visita técnica para analisar direção, ângulo de inclinação, tamanho, forma, idade e material do telhado.

Árvores e prédios próximos também são fatores importantes, pois são ameaças de sobra em cima do painel, que podem reduzir a capacidade de geração elétrica em determinadas horas do dia. Caso seja inviável instalar no telhado, ainda pode ser possível instalar os painéis no chão, desde que as condições atendam de forma favorável para a maior eficiência do sistema a ser instalado.

– Você entende sua conta de luz?

O primeiro passo para começar seu projeto fotovoltaico e instalar energia solar na sua casa ou empresa é analisar sua conta de Luz e o seu consumo. Ao fazer um orçamento com a Bom Tempo Solar, pedimos ao cliente que ele disponibilize suas últimas 12 contas mensais de energia.

Esse é um procedimento técnico de avaliação que busca aferir uma média de consumo anual em kWh. A amostra de 12 meses busca evitar possíveis distorções sazonais ou por motivos específicos, com objetivo de avaliar a demanda energética de sua empresa de uma maneira mais correta para gerar um orçamento bem preciso (tamanho do seu sistema de energia solar).

– Você tem um orçamento?

Caso já tenha feito um orçamento, você saberia responder qual método de financiamento você planeja usar? Hoje em dia já existem linhas de crédito muito democráticas, acessíveis a diversos nichos de empreendimentos, com financiamento de longo prazo e taxas de juros atrativas. A Bom Tempo Solar recomenda em particular o financiamento BNDES, por meio da linha de crédito BNDES Finame, em que é possível financiar máquinas e equipamentos nacionais.

Esse conteúdo ajudou você? Esperamos que sim! A Bom Tempo Solar é uma empresa especializada em energia solar fotovoltaica em Sorocaba, SP, capaz de dar todo o suporte que você precisa e merece, sendo a empresa de instalação de painéis solares da sua confiança. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *