Principais dúvidas sobre Energia Solar

O Brasil possui o segundo maior potencial solar do mundo , perdendo somente para a Austrália, ainda assim, a energia fotovoltaica representa apenas 1,9% de toda matriz elétrica do país. A energia solar traz inúmeras vantagens a todos os tipos de instalação, desde casas e condomínios até empresas e propriedades rurais. Mas se ela é tão boa, por que é pouco adotada no Brasil?

Uma parte vem do custo de investimento inicial, que pode ser elevado para a maioria das pessoas, mas também, devido às diversas dúvidas que as pessoas têm em relação à energia fotovoltaica.

Por isso, trouxemos aqui, as principais dúvidas sobre a Energia Solar:

Energia solar é renovável?

Sim. A energia solar é renovável, limpa e completamente sustentável.

Energia solar é cara?

A energia solar não é cara a longo prazo . O investimento inicial pode ser elevado, porém, o sistema todo se paga no médio prazo (em torno de 5 anos). E o aumento de tarifa energética pode reduzir drasticamente esse tempo.

Como funciona a energia solar?

Módulos fotovoltaicos irão captar luz e radiação solar, e convertê-las em energia elétrica.

A energia solar funciona à noite?

O sistema não produz energia à noite. Porém, com a instalação correta, ou mesmo em sistemas híbridos, a energia produzida ao longo do dia, pode ser utilizada à noite.

A energia solar funciona com chuva?

Sim! Embora a produção seja menor, o sistema fotovoltaico gera energia através de radiação solar, não é necessário a incidência direta de luz.

Quem tem energia solar paga conta de luz?

Sim. Existe uma taxa mínima cobrada pelas distribuidoras de cada região. A tarifa mínima para residências monofásicas é de 30 kWh. Para locais bifásicos e trifásicos, a tarifa mínima corresponde a utilização de 50 kWh e 100 kWh respectivamente.

Temos um artigo explicando os detalhes dessa pergunta, não deixe de conferir.

Quanto tempo dura o sistema fotovoltaico?

Sistemas bem cuidados podem durar de 25 a 50 anos, perdendo em média apenas 20% de sua eficiência total.

Energia solar tem manutenção?

A manutenção do sistema fotovoltaico é pouca ou quase nenhuma . Ela consiste apenas numa limpeza periódica dos painéis para retirada de sujeira que possa atrapalhar a eficiência, e pode ser realizada pelo próprio proprietário do sistema.

Posso ligar ar condicionado, chuveiro, na energia solar?

Pode. A energia solar é conectada diretamente na energia da casa, sendo distribuída normalmente para todos os eletrodomésticos.

Como é a instalação da energia solar?

Os sistemas fotovoltaicos podem ser adaptados à rede elétrica já existente , e talvez algumas estruturas para os painéis sejam necessários, de resto, ela é completamente adaptável aos sistemas já existentes.

Quantos kWh a energia solar produz?

Isso irá depender do tamanho do sistema, porém, ainda assim existem sistemas on-grid, que utilizam tanto energia solar quanto da rede elétrica, permitindo ao cliente testar sua eficiência e aliviar o bolso.

Energia solar pode ser compartilhada ou armazenada?

Ela pode ser armazenada em baterias específicas para utilização posterior, e dentro de condomínios ou prédios um sistema pode alimentar diversas casas.

Posso vender a energia excedente?

Não. A legislação proposta pela ANEEL dá aos usuários de energia solar créditos pela energia excedente , que poderão ser utilizados para compensar a conta em meses de baixa produção, ou transferidos para outros locais para serem utilizados.

Posso instalar em imóveis alugados?

Pode. A instalação apenas pressupõe boa incidência solar, no mais, imóveis residenciais ou comerciais alugados devem possuir a autorização do proprietário.

Quanto custa?

Isso irá depender da necessidade energética de cada local, temos um simulador em nosso site para ajudá-los nisso.

Faz barulho? Produz resíduos?

Não , o processo é silencioso e não produz resíduos.

Os painéis são resistentes?

Sim, mesmo com chuva de granizo ou outras intempéries, eles possuem alta resistência.

Como fica a energia solar quando acaba a luz?

Os sistemas on-grid desligarão para proteger o sistema de possíveis picos de energia. Os sistemas off-grid são completamente independentes da rede externa e continuarão a funcionar normalmente.

Por que escolher a Bom Tempo Solar?

Somos uma empresa consolidada no mercado, com experiência na utilização de energia solar e dispostos a ajudar você, a gerar sua própria energia.

Nosso blog irá te ajudar a tirar todas as dúvidas e te dar mais informações sobre a energia solar. Possuímos galerias com nossas instalações e depoimentos dos nossos clientes.

Entre em contato agora mesmo e faça seu orçamento pelo WhatsApp.

Estamos focados em garantir sua satisfação, e dar adeus às tarifas abusivas.