Quais as vantagens da energia solar para empresas?

Tempo de leitura: 4 minutos

A energia solar vem se tornando uma tendência em todo meio empresarial, sendo uma energia renovável, ela traz inúmeras vantagens para a indústria. Sua aplicação é ampla, e pode ser indicada para todo tipo e tamanho de negócio.

Retorno a médio prazo, economia na manutenção, instalação simples, são algumas vantagens que a energia solar pode trazer. Além disso, as companhias que adotarem sistemas de energia renovável podem obter outras vantagens fiscais, além de ajudar na imagem da empresa.

Nesse artigo traremos cinco das inúmeras vantagens da energia solar para empresas, acompanhe!

Economia:

O ponto mais conhecido e procurado é a economia de energia. Nas empresas, é natural que uma parte considerável dos gastos seja em energia elétrica, além das oscilações de preço a que essa está sujeita.

A instalação de um sistema independente de energia solar pode substituir a demanda por eletricidade externa, reduzindo significativamente, ou até mesmo extinguindo os gastos com esse fator.

A energia solar sendo renovável, tem alta versatilidade e pode funcionar quase sozinha. Os sistemas elétricos já existentes podem ser utilizados para a instalação com pequenas modificações, e a manutenção além de simples não é frequente.

Instalação e manutenção:

Uma das maiores vantagens da energia solar é sua alta adaptabilidade. Os painéis podem ser instalados em quase todos os locais, limitando-se apenas ao espaço, e possuem resistência a todo tipo de intempérie.

Sendo resistente até granizos, a manutenção dos painéis se resume apenas a uma lavagem anual, e uma limpeza frequente para tirar folhas ou sujeiras que podem atrapalhar na eficiência energética.

A instalação pode ser feita utilizando os sistemas elétricos já existentes, e não apresentam nenhum tipo de risco aos funcionários, pois, sendo uma energia limpa, não produz resíduos ou utiliza nenhum produto especial.

Investimento:

A energia brasileira é uma das mais caras do mundo, os tributos podem exceder 50% do valor total. Sendo um recurso indispensável, a energia solar pode ser a solução para tornar-se independente do serviço externo.

Tornar-se independente em eletricidade, é remover um custo que estaria sempre presente.

A estimativa é que em um ano de economia energética seja necessário arcar com os custos iniciais. O cálculo exato varia entre empresas e necessidades, mas devem-se levar em consideração

  • Quantidade de energia gasta;
  • Preço mensal da energia;
  • Custo de aquisição e instalação;
  • Vida útil dos equipamentos;
  • Eficiência energética do painel.

Levando esses fatores em consideração, você pode calcular uma estimativa de quantos painéis irá necessitar, qual o espaço necessário, e quanto tempo o investimento dará retorno.

Os gastos podem parecer altos à primeira vista, porém, calculando com precisão, pode-se perceber que esse investimento diminui significativamente os custos do negócio.

Temos um simulador disponível que pode auxiliá-lo em alguns cálculos.

Imagem empresarial:

O consumidor tem se tornado cada vez mais engajado em procurar empresas que atendam seus critérios, e um dos mais buscados atualmente são empresas conscientes com o meio-ambiente.

Ter uma fonte de energia renovável é uma vantagem em vários aspectos, e um deles é a imagem de uma empresa melhor, que valoriza o ambiente e se preocupa com sustentabilidade.

Isso pode ser utilizado para criar vínculos com o público e atrair novos clientes e parceiros. Por exemplo, existem certificações dadas às empresas que consomem o valor mínimo anual em eletricidade solar, e que criam linhas mais sustentáveis, selos esses, que são bem vistos pelo consumidor.

Sustentabilidade:

O mundo tem se tornado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, alguns governos oferecem até incentivos fiscais para que as empresas adotem medidas mais saudáveis em sua produção.

A ideia de se ter processos renováveis em uma linha de produção não somente ajuda o meio ambiente como também acaba por ser mais econômica que as maneiras tradicionais de se produzir.

Os processos sustentáveis são consequências de um mundo em desenvolvimento, fazer parte desse movimento é permanecer competitivo no mercado.  A energia solar pode ser um começo de uma mentalidade sustentável que irá transformar e reduzir outros processos.

Fazer parte dessa mudança é essencial, por isso, ajude a divulgar conteúdos e empresas que valorizam a energia renovável, compartilhe-nos em suas redes sociais e solicite um orçamento para começar já a mudança tão esperada no seu negócio.