Quais são as etapas de instalação da energia fotovoltaica?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você já conhece os benefícios da Energia Solar Fotovoltaica, talvez sua dúvida seja referente a como é o processo de instalação da energia solar. Neste conteúdo, iremos abordar cada etapa para você ter certeza antes de tomar a sua decisão!

Do projeto à preparação do local

Depois de ser desenvolvido e aprovado, com equipamentos já entregues no local e com a data já estabelecida entre o cliente e a empresa, o projeto de instalação do sistema de energia solar será a base que vai nortear a instalação em seu endereço. A depender do terreno, a equipe vai precisar subir no telhado do imóvel ou ir até a área térrea escolhida para delinear o local exato de cada placa solar.

Caso o telhado seja de barro, as telhas são removidas. Já se o telhado for de metal, basta parafusar o suporte nas telhas metálicas. Esse procedimento proporciona proteção contra possíveis infiltrações e deixa o terreno pronto para instalação do suporte de fixação.

Instalação da estrutura de suporte

A estrutura de fixação dos módulos é a primeira a ser de fato instalada, sendo muito importante, pois caso não execute sua função corretamente, toda a infraestrutura e investimento empregados na tecnologia podem ser desperdiçados. Ela garante a fixação dos módulos sobre a superfície utilizada, garantindo resistência contra ventos.

Logo em seguida, os módulos são desembalados individualmente e içados com cordas até o telhado para serem fixados nos trilhos. Os trilhos devem ser parafusados e nivelados corretamente para que as placas, quando instaladas, não sofram com problemas de torção ou mal encaixe. Estando tudo certo, é hora de instalar os painéis solares.

Instalação e conexão do painel solar com o inversor solar

A fixação dos módulos é bem simples. Depois de ser fixado, se dá início à instalação da parte elétrica do sistema fotovoltaico, através dos cabos fotovoltaicos e o aterramento de todos os componentes metálicos ou que possuam contatos elétricos, desde o inversor até o trilho de fixação. Essa estrutura irá possibilitar a ligação do inversor solar à rede elétrica que abastece o imóvel. O inversor é fixado, logo em seguida a string box, fusíveis, DPS, chave seccionadora e disjuntores.

Na finalização do processo, os técnicos de instalação fazem as últimas aferições no sistema. Checam os componentes de proteção, módulos fotovoltaicos, cabeamento, níveis de tensão e corrente de geração. Por fim, são instaladas placas sinalizadoras de geração distribuída na unidade consumidora.

Com a finalização, cabe à distribuidora conectar o sistema à rede, substituindo o relógio de força pelo um modelo bidirecional. Em uma instalação residencial, as empresas responsáveis pela instalação normalmente executam todo o processo de instalação em até 5 dias, com cerca de 3 profissionais. Já em terrenos maiores, imóveis de área comercial, o tempo pode variar mais, assim como a demanda de profissionais na equipe.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a responder suas dúvidas. Para sempre ver nossos conteúdos, siga nossas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *