Quais são os diferentes tipos de Energia Solar

A crescente preocupação ambiental trouxe com ela um aumento significativo na demanda de energias renováveis, desta forma, a energia solar surgiu como uma solução eficiente e ideal. E assim como outras matrizes energéticas, a energia solar também possui suas subdivisões.

Essas subdivisões foram geradas pelas diferentes aplicações da energia solar, e conhecê-las pode trazer vantagens diretas para você. Então, sem mais delongas, vamos explicar sobre as três subdivisões principais da energia solar, e suas aplicações, acompanhe:

Energia solar:

Como já explicamos em outros artigos mais detalhadamente, os painéis fotovoltaicos captam os fótons de luz solar, que ao colidirem com os semicondutores do painel, geram um deslocamento de elétrons, gerando assim, corrente elétrica.

Essa energia é armazenada em baterias, ou distribuída diretamente para o sistema elétrico da casa. Porém, existem outras maneiras de utilizar essa energia, tanto nas residências quanto nas indústrias.

1) Energia Fototérmica:

Também conhecida como aquecedor solar, esse tipo de funcionalidade ajuda nas despesas da casa para quem não quer um sistema fotovoltaico completo. Diferente do painel convencional, os painéis fototérmicos são fabricados em cobre ou alumínio, além de serem mais escuros, para ajudar na absorção de calor.

Esses sistemas coletam a energia solar, e aquecem a água e as armazenam em um reservatório térmico. Essa tecnologia é muito utilizada em lugares frios e que precisam de aquecimento constante, mas também podem ser aplicadas em residências, condomínios, prédios ou empresas que gastam muita energia com os chuveiros ou aquecedores.

2) Energia heliotérmica:

Também conhecida como energia termossolar, essa matriz capta o calor do sol concentrado em um só ponto, geralmente em uma torre alta com vários espelhos. 

Essa matriz é exclusivamente industrial, já que sua infra-estrutura demanda espaço e manutenção.

Foto | Reprodução – Pesquisa Fapesp

Este tipo de matriz está permitindo que novas tecnologias surjam, inclusive geladeiras e aparelhos de ar condicionado. Seus projetos estão saindo do papel, e alguns países da américa latina já possuem seus próprios geradores.

3) Energia fotovoltaica:

Essa é a matriz energética comum, que capta a energia solar, e a distribui pela casa diretamente ou indiretamente. Ela pode ser associada com outras energias e pode funcionar em sistemas híbridos.

Essa é a mais funcional e adequada para residências, uma vez que também pode ser utilizada com a energia da rua. Suas placas solares são formadas por semicondutores, que geram corrente elétrica através de uma reação física, essa corrente é direcionada para um inversor solar, que a transforma em corrente alternada.

Ela também é conhecida por possuir uma longa vida útil, não produzir ruídos ou poluentes, e ser extremamente versátil com as instalações já existentes no local.

Por fim:

Essas são as três categorias de energia solar e suas aplicações até agora. Os sistemas fotovoltaicos estão ganhando atualizações com o passar do tempo, aumentando sua eficiência, e ampliando seu leque de aplicações.

Com os avanços que temos até hoje, já podemos dizer que a energia solar é a mais eficiente, e que pode beneficiar diretamente o consumidor, diferente de outras energias renováveis. Além do mais, o Brasil é o segundo país com maior potencial solar do mundo, o que ajuda bastante o consumidor na corrida pela independência energética.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse maravilhoso mundo da Energia solar, veja nossos outros artigos aqui no blog .

Mas se já está decidido a usufruir dessa excelente tecnologia, acesse nosso site para contatos, orçamentos e muito mais!