10 fatos que você não sabia sobre energia solar

Quanto você conhece de energia solar em 2022? A energia fotovoltaica cresce exponencialmente com o passar dos anos , dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica ( CCEE ) revelam que o ano de 2021 foi um ano recorde para a energia solar, gerando mais de 141 mil empregos e aumentando a geração em torno de 230%

Além disso, graças ao grande potencial energético brasileiro, o país está atualmente entre os 15 maiores geradores de energia solar do mundo.

E então, o que você sabe sobre um dos melhores investimentos para os próximos anos? Trouxemos aqui neste artigo, 10 fatos que você (provavelmente) não sabia sobre a energia solar, acompanhe:

De dia, de noite e até na neve

É muito comum as pessoas pensarem que a geração de energia solar “para de funcionar” de noite, mas isso não é totalmente verdade. A energia solar utiliza da radiação e da incidência de luz para produzir energia, isto é, a produção de dia, geralmente, excede o gasto na residência, podendo armazenar a energia e ser utilizada na parte da noite. 

Dias de chuva continuam a produzir em menor escala, e até os dias frios são excelentes para produzir energia, estudos realizados nos Estados Unidos revelam que nos estados mais frios, o período de retorno sobre o investimento é mais baixo, devido a grande produção de energia e as taxas de eletricidade.

Energia solar valoriza o imóvel

Como sempre dissemos, energia solar é um investimento, ela não serve somente para poupar energia e se pagar ao longo prazo. A energia solar também valoriza o local onde está instalada.

Segundo dados do Zillow , nos Estados Unidos, a energia solar pode valorizar um imóvel em até 9% . Isso significa, que um imóvel com painéis fotovoltaicos valem, em média, U$9.000 dólares a mais que as casas comuns.

A energia solar pode ser compartilhada

O preço do investimento inicial pode ser um pouco alto para algumas pessoas, mas isso não é problema. Os painéis fotovoltaicos podem distribuir energia compartilhada , entre casas e condomínios, podendo alimentar diversas residências sem precisar de instalações extras.

Então, se você tem planos de adquirir um painel fotovoltaico, mas precisa de um orçamento melhor, converse com seus vizinhos, talvez seja o pontapé inicial para todos adquirirem seus próprios sistemas.

O tempo do retorno sobre investimento está diminuído.

Energia solar é um investimento a longo prazo, mas poucas pessoas estão dispostas a investir em algo que começará a dar retorno somente em 30 ou 40 anos.

Porém a notícia é boa, em países como o Brasil que tem um potencial energético gigantesco, o tempo do retorno sobre o investimento está caindo. Em locais de alta incidência solar, os painéis chegam a ser pagos em menos de 5 anos. Passado o tempo inicial, é só aproveitar a sua própria energia.

Os sistemas podem ser híbridos

Utilizar energia solar não significa se desprender de vez da energia externa, embora esse seja o objetivo a longo prazo. Ela também pode ser utilizada para alimentar os eletrodomésticos mais gastões da sua residência, e deixar o resto com a energia do estado. 

Desta maneira, você não precisa optar por colocar muitos painéis fotovoltaicos, assim, você poderá definir se a energia vale a pena para você, ou não.

O sistema elétrico pode ser aproveitado.

Muito se pensa nas reformas necessárias para colocar energia solar numa residência ou empresa, porém, nem sempre é uma dor de cabeça tão grande.

O sistema elétrico já existente no local pode ser utilizado pelos painéis fotovoltaicos. Utilizando os mesmos sistemas, só será necessário reforçar os pontos de instalação dos painéis e pronto, sua nova energia já está pronta para usar. 

Amiga do meio ambient e

A energia solar é conhecida por ser verde, mas também vale lembrar de outras características, como por exemplo: ela não produz ruídos, não é utilizado nenhum produto tóxico e sua manutenção é apenas uma limpeza periódica.

Além de ser amiga dos animais, algumas propriedades utilizam os painéis fotovoltaicos para gerar sombras, cuidando do meio ambiente e ainda proporcionando conforto. 

O preço está diminuindo

Embora muito se diga do alto investimento inicial dos sistemas fotovoltaicos, a verdade é que os preços estão caindo. 

Pesquisas revelam que com o avançar da tecnologia e os incentivos fiscais do governo, o preço dos sistemas fotovoltaicos já caiu cerca de 70% nos últimos anos.

Investimentos aumentando

Com a alta tarifa da energia elétrica no Brasil, é natural que as pessoas busquem soluções. A busca por energia fotovoltaica vem aumentando, e dados divulgados pela BV, preveem cerca de R$12 bilhões de reais de créditos para instalar painéis solares somente em 2022.

A crise hídrica e os altos impostos elevaram os interesses das pessoas em energia solar. O crescimento esperado pela BV no volume de financiamentos dedicados exclusivamente para energia solar é cerca de 256%.

Você pode vender energia

Se o seu sistema excede a utilização da casa, e você não precisa armazenar energia, você pode “vender” o restante acumulado para a concessionária do estado.

Eles também permitem que você utilize créditos em outras residências, ou mesmo fornecer energia para locais próximos, tudo depende do local.

E essas foram algumas curiosidades que você provavelmente não sabia, se ficou interessado, visite nosso site para orçamentos, projetos e muito mais.

Quer saber mais? Veja nossos outros artigos aqui no blog e fique por dentro.