Quais são os tipos de painéis solares fotovoltaicos?

O Brasil é o segundo maior país com potencial solar do mundo, perdendo somente para a Austrália. Essa capacidade vem se transformando em realidade nos últimos anos, visto que a matriz energética cresce significativamente, ano após ano.

Em 2021 a projeção foi de um crescimento de 68%, com o avanço tecnológico, a energia solar está se tornando cada vez mais acessível. Com todas as vantagens trazidas por essa matriz energética, está na hora de entender os tipos de painéis, e como isso influencia no orçamento.

A principal diferença entre os tipos de painéis é a tecnologia usada, por isso, trouxemos neste artigo os tipos de painéis fotovoltaicos, e como escolher, veja a seguir:

Placas solares:

O primeiro passo é entender o que são as placas, que constituem o painel. A placa é o que converte a energia solar na energia elétrica, ela é a principal responsável por todo o processo de geração de energia.

As placas captam fótons provindos do sol, ou mesmo radiação solar, e convertem em energia elétrica por meio de um sistema. Sua única manutenção é uma limpeza periódica, e sua vida útil ultrapassa os 20 anos.

Tipos de placas:

Os painéis diferem em tecnologia e eficiência, porém, o seu modo de operar é quase o mesmo. Suas indicações são das mais variadas, assim como seu orçamento.

Existem 3 principais tipos de painéis disponíveis no mercado, são eles:

  1. Painel solar fotovoltaico de silício monocristalino;
  2. Painel solar fotovoltaico de silício policristalino;
  3. Painel solar de filme fino;

1) Silício monocristalino:

A tecnologia mais antiga e também mais eficiente. O painel de silício monocristalino possui uma aparência uniforme, geralmente mais escura, com uma eficiência de 15 à 22%

Sua eficiência é reflexo do modo de produção, que coloca células individuais uma ao lado da outra, otimizando o espaço para uma maior área aproveitável. A vida útil desse painel é de mais de 30 anos, e funciona melhor com baixa exposição solar.

A desvantagem é que esse tipo de painel tende a ser mais caro, e sua produção, feita de silício, tende a gerar resíduos. Uma versão mais barata pode ser encontrada no silício policristalino.

2) Silício policristalino:

Similar ao monocristalino, o painél poli difere principalmente na sua produção, onde os cristais de silício são agrupados em blocos, que derivam o nome policristal. No geral, sua produção é mais fácil e suas células menos eficientes.

Sua eficiência é de 14 a 20%, sua vida útil também é de mais de 30 anos. Sua produção gera menos resíduos devido ao agrupamento dos cristais, e eles são mais baratos que os painéis monocristalinos.

Sua eficiência por metro quadrado é menor devido a menor pureza dos cristais. Para atingir a mesma capacidade energética dos painéis monocristalinos, é necessária uma quantidade maior de painéis deste tipo.

3) Filme fino:

Destaque pela sua cor escura, o filme fino nada mais é do que várias camadas de material fotovoltaico sobrepostas.

Os painéis de filme fino se diferenciam pelo seu material de produção, que geralmente é silício, mas pesquisas já utilizam células orgânicas e até cobre, índio e gálio.

Dependendo do composto utilizado na produção, a eficiência dos painéis muda. Sua média fica entre 7 e 13%, com o avanço das tecnologias, alguns chegam até 16%.

Sua grande vantagem é sua produção, o painel solar de filme fino é muito mais barato de produzir, ele pode ser flexível, abrindo várias possibilidades de aplicação e sua eficiência é estável mesmo com obstruções.

Devido a sua baixa eficiência, eles exigem uma área maior de aplicação, e pela produção mais leve, eles tendem a degradar-se mais rapidamente.

Outros tipos:

Existem ainda mais tipos de painéis solares, como o silício amorfo, que possui baixa eficiência energética e é empregado em projetos pequenos, como calculadoras, por exemplo.

Painéis de seleneto de cobre, índio e gálio estão em fases de pesquisa, e revelam grande eficiência energética, porém, alguns de seus materiais são tóxicos, dificultando sua aplicação.

Outras pesquisas também utilizam células orgânicas para energia fotovoltaica, e ainda há painéis híbridos, que utilizam diversas tecnologias, aumentando significativamente sua eficiência.

Tem interesse em adquirir seu painel solar? Comece fazendo um orçamento no simulador do nosso site. Se está em dúvida sobre os tipos e precisa de suporte, contate-nos pelo site ou WhatsApp . Estaremos à disposição para ajudá-los.

Se você quer saber mais sobre energia solar, continue aqui no blog e não deixe de verificar os outros artigos disponíveis.