Uma das principais dúvidas após a compra de uma placa solar é quantos aparelhos eu consigo conectar diretamente ao sistema? Se caso você é uma dessas pessoas, esse artigo é para você.
O Brasil é um dos países com maior potencial solar do mundo, segundo pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( INPE ), o território brasileiro recebe mais de 2.200 horas anuais de insolação, o equivalente a quase 15 trilhões de megawatts.
Com tamanho potencial solar, é estimado que o investimento aplicado em painéis fotovoltaicos retornem em poucos anos.
Mas algumas dúvidas sempre surgem, principalmente quanto a eficiência de cada painel, e o medo de ser “deixado na mão” pela energia fotovoltaica, mas será que isso é realmente possível?
Para desmistificar esses e outros boatos, trouxemos neste artigo quantos aparelhos eu consigo ligar em apenas UMA placa solar, acompanhe a seguir:
Cálculo de produção de uma placa solar
Os eletrodomésticos que possuímos em nossas casas, utilizam energia elétrica, essa que por sua vez é medida em Kilowatt/hora, ou seja, a quantidade de 1000 watts utilizada em uma hora.
Agora, para descobrir quantos aparelhos podem ser ligados, devemos saber quantos KwH um painel solar é capaz de produzir.
A energia gerada diretamente é igual à potência vezes a irradiação vezes a eficiência do sistema…
- Potência : A potência em Watts do módulo, consideramos um painel padrão de 400w.
- Irradiação : Índice de incidência solar da região, calculado em MegaWatt por metro quadrado/dia.
- Eficiência do sistema : A eficiência do sistema diz respeito à instalação, ao pleno funcionamento como: cabos em bom estado, painéis limpos, ângulo adequado, etc.
A irradiação média na região de Sorocaba, segundo dados da FATEC-SP , é em média 7,4 MJ m² .dia-1.
A eficiência do sistema nunca é perfeita, partículas de sujeiras, ângulo errado e a perda de energia pelos cabos são naturais, por isso, consideramos uma eficiência total de 75%.
Desta maneira, temos que:
Energía gerada diariamente = 400W x 7,4 x 0.75 = 2.250Wh
Dividindo por mil, obtemos o resultado em kWh, ou seja:
Energia gerada diariamente = 2,25 kWh.
Então, multiplicando esse resultado por 30, temos que um painel sozinho, gera, em média 67,5 kWh.
O que dá pra ligar com isso?
O cálculo é simples, é pegar a potência do eletrodoméstico multiplicar pela quantidade de horas utilizadas, e pelo tempo em dia.
Seguindo esse fórmula, temos alguns exemplos:
- Um ar condicionado , utilizado por 2 horas todos os dias, consome em média 48,9 kWh por mês, bem abaixo de nosso painel;
- Um chuveiro de 5500W, pode ser utilizado 24 minutos todos os dias, durante 30 dias.
- Um microondas de 1000w, pode permanecer funcionando por 135 horas direto, ou cerca de 4 horas de funcionamento por dia.
- Uma secadora de 3500w pode ser utilizada por 38 minutos, todos os dias, durante 30 dias.
Outros diversos itens podem ser ligados em painéis solares, como por exemplo: secadores de cabelo, ventiladores, televisores, aparelhos de sons, etc.
Vale ressaltar que, todo aparelho que utiliza motor (ventiladores, geladeiras, máquinas de lavar e secar) consomem mais energia do que o esperado, isso porque o motor precisa iniciar, o que consome mais eletricidade.
Desta maneira, todos os dados citados acima são aproximações e só devem ser utilizados para referência.
Conclusão
Desta forma, fica esclarecido que há um mito em relação a eficiência da energia solar, e que ela pode ser utilizada facilmente para alimentar a casa.
Além disso, a maioria das casas brasileiras possuem sistema On-Grid, ou seja, são conectadas à rede elétrica externa. Sendo assim, você pode dedicar o painel solar aos eletrodomésticos que gastam mais, salvando um pouco seu bolso no final do mês.
Está interessado em saber mais? Veja nosso blog para mais informações. Se você quiser fazer seu primeiro investimento na área de energia, conte com a Bom Tempo Solar. Somos uma empresa já consolidada no mercado, com bastante experiência e um portfólio de respeito.
Garantimos a melhor qualidade de painéis e sistemas fotovoltaicos para ajudar você a alcançar a independência energética.
Acesse agora nosso site e faça já um orçamento.