Vantagens de ter um sistema fotovoltaico por um ano!

Todos já sabem que a energia fotovoltaica, junto com outras matrizes verdes, auxiliam na redução do impacto ambiental, além de serem renováveis em seus processos. Isso significa que a energia solar, não utiliza materiais escassos como petróleo, gás, ou até mesmo água, e desta forma, ela também não emite poluentes em seu funcionamento. 

Já explicamos como a energia solar funciona, quais são suas vantagens, e até as leis que regem sua aquisição e distribuição, mas você sabe quais são os impactos ambientais que essa matriz causa? Fique conosco neste artigo para saber mais:

Emissão de carbono:

O dióxido de carbono, conhecido por ser o grande responsável pelo efeito estufa, passou por uma severa revisão no último século, tornando sua emissão mais regulamentada e até proibida em alguns lugares. 

Por exemplo, dados mostraram que na Índia no período entre 2016 e 2017, a cada 1 kWh de energia gerada pelas matrizes convencionais, foram emitidos cerca de 820 g de CO2. 

Já nas matrizes solares, este cálculo é estimado em menos de 50g por kWh. 

Impacto:

Para entender melhor esses impactos, basta entender o seguinte: Dados revelam que uma árvore grande, inala cerca de 20.3 kg de CO2 por ano, e gera aproximadamente oxigênio para uma família de quatro pessoas. 

Esta mesma pesquisa também revela que, no ano de 2014, a Índia emitia cerca de 1,7 toneladas de CO2 per capita, por ano. Esperando um aumento de até 3,5 até 2030. Desta forma, um indiano precisaria plantar 340 árvores em sua vida para ser neutro em sua pegada.

Cada árvore precisa de, no mínimo, três metros para crescer. Desta forma, precisaríamos de mais de 1km de árvores por indiano, para tentar igualar a pegada de carbono. 

Energia solar:

Sendo assim, não é possível que cada pessoa no planeta plante este número absurdo de árvores. Então, a opção mais viável é reduzir consideravelmente nossas emissões, o que a energia solar já faz, reduzindo em mais de 90% em alguns casos.

Mesmo as usinas que ocupam um espaço considerável, ainda não são nada perto do espaço necessário das outras matrizes. 

Impacto indesejado:  

Nenhuma tecnologia é neutra, todas elas causam algum impacto direto ou indireto, seja na sua produção, execução ou transporte. A energia solar não é diferente, porém, seu maior impacto está na produção, que corresponde a 85% da energia consumida em todo o processo.

Mas isso também pode ser vantajoso, já que a expectativa de vida de um painel fotovoltaico é de mais de 20 anos. Estima-se ainda, que em até 2 anos no máximo, os painéis já produzirão a mesma quantidade necessária para sua produção. 

Os impactos das usinas também existem, devido ao espaço necessário para colocar todos os sistemas. Porém, este ainda é muito menor que outras matrizes, como por exemplo a hidrelétrica, que inunda e acaba com todas as vegetações e vidas existentes naquele local.

Por fim:

Sabemos que todas as matrizes energéticas causam algum tipo de impacto, e mesmo a energia solar não é perfeita. Porém, com a evolução da tecnologia e suas metodologias, ela ainda é a mais vantajosa dentre todas as outras. 

Ainda não chegamos aos sistemas perfeitos, mas estamos próximos, ajudando a salvar o planeta, um painel de cada vez. Agora que você entendeu alguns dos impactos positivos de reduzir sua pegada de carbono, e ainda ajudar o meio ambiente, que tal saber como isso ajuda no seu bolso?

Isso mesmo, a energia solar não é interessante somente ao planeta, mas a todas as pessoas que querem um investimento seguro e garantido. Para saber mais sobre como a energia solar pode te ajudar a economizar na conta de luz, leia nosso artigo aqui no blog!

Se já está interessado em investir, conte com a Bom Tempo Solar. Somos uma empresa de energia solar consolidada na região de Sorocaba, e podemos ajudá-los a chegar no sonho da independência energética.

Não perca tempo e acesse nosso site já!